top of page

Você sabe o que são Watts ? Isto esta em todos eletro eletrônicos e você não sabia !

É uma medida de potência, que é calculada multiplicando a corrente pela tensão. Com 12 volts e 30 amperes temos 360 watts, por exemplo. Um chuveiro elétrico de 8000 watts é mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água. Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante.

Hodari blog - O que Watt

Ao pé da letra na eletricidade, o watt seria a unidade de potência de um sistema, ou uma lampada por exemplo, com uma corrente de um (1) ampere sob uma voltagem de um (1) volt. É o produto da tensão por intensidade, ou seja:


Potência (watts) = Corrente (Ampere) x Tensão (Volts)


Um watt é equivalente a 1 joule por segundo (1 J / s)

O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo. É uma unidade derivada que leva o nome do engenheiro, inventor e construtor de instrumentos escoceses James Watt, por sua contribuição para o desenvolvimento da máquina a vapor, que foi um dos desencadeantes do início da Revolução Industrial.

Foi definido no Sistema Internacional de Unidades em 1948 para a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, a mesma conferência em que o Ampere foi incorporado entre outros.



Conclusão sobre o que é o Watt !

Então concluímos que utilizamos hoje o a unidade watt para saber o qual é a potencia de um produto, mas entre tanto, temos que lembrar que nem sempre, por mais que o produto seja muito potente, não quer dizer que ele seja eficiente.

Iremos falar sobre como saber se um produto é eficiente nos próximos Posts.

Acompanhe !


Gostou do Conteúdo ? Confira nossos posts, curta, comente e compartilhe nossas redes sociais, e acompanhe todas as novidades que postaremos exclusivamente para você.

bottom of page