top of page

O que é a Eficiência Luminosa das lâmpadas? 5 sacadas para economizar

Você já deve ter visto em algum de nossos folhetos ou nas embalagens dos produtos o termo “eficiência luminosa”. Você sabe em que consiste a eficiência luminosa de uma lâmpada?


Abaixo explicamos com detalhes em uma lista com 5 sacadas sobre eficiência luminosa.


1 – A Eficiência Luminosa é extremamente importante.

Ao escolher uma lâmpada de LED para sua iluminação é importante considerar alguns fatores que são decisivos para a economia. O principal deles é a eficiência luminosa, que é definida pela relação entre fluxo luminoso (lúmens) e potência energética (watts).

Mais precisamente, a Eficiência Luminosa é um dos parâmetros utilizados para medir proporcionalmente a conversão de energia elétrica em luz.

A eficiência diz respeito a quanto de energia elétrica é gasto para que a lâmpada acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com determinada quantidade de energia.



2 - O cálculo faz diferença na economia!


A eficiência é o fator chave na economia. É através desse cálculo que é possível saber se o produto é eficaz iluminando e desperdiçando o mínimo de calor.

O cálculo é feito dividindo a quantidade de lúmens pela quantidade de Watts.





3 - O que pode influenciar na eficiência luminosa de um produto


O tamanho, tipo e formato das lâmpadas ou artigo de iluminação, têm influência na definição da eficiência, mas o fator que mais influência nesse ponto é a tecnologia utilizada nessas lâmpadas. As fluorescentes foram mais eficientes que as incandescentes e agora as lâmpadas de LED apresentam inúmeras vantagens sobre as duas, incluindo uma eficiência significativa que faz delas o tipo mais econômico.


4 – Como saber se uma Lâmpada e certificada?


A quantidade de eficiência luminosa vem exposta na embalagem das lâmpadas. Além disso, as lâmpadas LED precisam obrigatoriamente apresentar o selo Procel, que indica que foram testadas e certificadas pelo Inmetro, principal órgão de regulamentação para a comercialização de produtos.


5 - Como posso saber se a Eficiência luminosa do produto é boa?


O nível de eficiência de uma lâmpada fluorescente chega a variar entre 50 e 90 Lm/W, enquanto que os das lâmpadas de LED ficam em torno de 150 LM/W para cima. Quanto maior o resultado, maior será a produção e estabilidade da luz.



Gostou desta Lista ? Confira nossos posts, curta, comente e compartilhe nossas redes sociais, e acompanhe todas as novidades que postaremos exclusivamente para você.

bottom of page