top of page

Entenda o que é Índice de Reprodução de Cor (IRC) - Poucas pessoas ainda não conhecem ainda !

O Sol é a principal fonte de iluminação que nós temos e por isso enxergamos as cores verdadeiras com a sua iluminação.

Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol.


Veja como é interessante o Video Abaixo ...


A imagem abaixo mostra um exemplo de iluminação com IRC alto e baixo de uma mesma foto

A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC), é feita por porcentagem, que varia de 0 a 100 %, sendo que 100% equivale às mesmas cores que vemos com a luz natural solar. Quanto mais próximo de 100% o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.

Vídeo sobre Índices de reprodução de cor IRC - Diferença entre Vermelho e Laranja - Blog Hodari


O IRC varia de lâmpada para lâmpada.  A maioria das lâmpadas incandescentes, por exemplo, possuem um IRC igual a 100 e por isso sua qualidade na reprodução de cores é muito boa. Já lâmpadas fluorescentes e LED geralmente possuem IRC próximo de 80,

apresentando pequenas diferenças na reprodução das cores.


Porém, com o avanço de novos tipos de tecnologia, algumas lâmpadas fluorescentes e LED já apresentam IRC igual 90 ou superior.

Essa característica varia de acordo com cada lâmpada, está ligado ao tipo de tecnologia utilizada na sua fabricação e a função que ela deve desempenhar.


Neste Vídeo vemos como realmente a utilização de um IRC alto influencia nas cores dos produtos; observa-se que o Pimentão fica laranja de um lado e Vermelho do Outro.



Lâmpadas de luminárias de poste ou de rodovias, por exemplo, não precisam de um IRC alto, ao passo que lâmpadas para fotos e ambientes decorativos precisam de um IRC alto para que as cores sejam bem reproduzidas.

Um IRC de 80 a 100 é considerado ideal para a reprodução das cores. É importante ressaltar que o IRC não tem nada a ver com fluxo luminoso e temperatura de cor.


Gostou do Conteúdo ? Confira nossos posts, curta, comente e compartilhe nossas redes sociais, e acompanhe todas as novidades que postaremos exclusivamente para você.

bottom of page