top of page

10 Dicas para acertar na escolha entre Luz quente e Luz Fria

Na hora de decorar um ambiente, vários fatores precisam ser levados em consideração: disposição dos móveis, tipo de piso, cor das paredes, objetos decorativos e iluminação, por exemplo. No caso da iluminação, muita gente pensa só em onde colocar as luzes, que tipo de lustres e luminárias colocar e qual a luz mais econômica para ser instalada.

Mas existe mais um detalhe que consegue mudar tudo num ambiente: a temperatura da cor usada.

Como descobrir a temperatura da cor de uma lâmpada?


As luzes já saem de fábrica com a temperatura de cor definida, basta encontrar na embalagem a medida (que está sempre em graus Kelvin) determinada pelo fabricante. Para as lâmpadas este valor costuma variar entre 2500 K e 8000 K, quanto mais alto o valor, mais branca será a lâmpada. Já os valores baixos produzem luzes mais amareladas e avermelhadas.


Abaixo lista com 10 dicas para acertar na escolha da Temperatura de cor !


Luzes com temperaturas quentes ...

1 - Essas apresentam uma cor mais amarelada e são perfeitas para dar uma sensação de aconchego e de tranquilidade.


2 - São indicadas para ambientes internos como quartos, sala de estar, sala de jantar e sala de TV.


3 - Nesses ambientes dá para aplicar esse tipo de luz tanto no lustre quanto nas luminárias e abajures.


4 - Como esse cômodo é o primeiro que as pessoas acessam na casa, ele precisa ser realmente muito convidativo e aconchegante, característica favorecida pelas luzes mais amareladas.


5 - Lembrando que além de bonito, o ambiente precisa estar bem iluminado, então invista sempre em lustres e luminárias para complementar a luz de teto ou os pontos de luz do ambiente.

Luzes com temperaturas frias


6 - Por serem mais claras, elas devem ser utilizadas em cômodos onde são realizadas atividades que precisam de atenção.


7 - Alguns deles são: cozinha, escritórios, áreas de estudo e leitura. Luzes de cores mais claras aumentam o nível de atenção de quem está trabalhando no ambiente.


8 - Em lugares como escritórios e cozinha, é possível aplicar luzes com temperatura de cor fria em toda a iluminação.


9 - Já em lugares como quartos, o ideal é apostar numa iluminação mista, já que também é preciso que o quarto seja um local de descanso.


10 - Nesse caso, use luminárias com lâmpadas de cor fria para usar na hora do estudo ou do trabalho e mantenha as luzes de teto com cores quentes.


Gostou desta Lista ? Confira nossos posts, curta, comente e compartilhe nossas redes sociais, e acompanhe todas as novidades que postaremos exclusivamente para você.

Comentarios


bottom of page